admin00987

Compreendendo o rebaixamento no futebol: o que isso significa?

Como americano, o conceito de rebaixamento no futebol pode ser difícil de entender. A maioria dos esportes americanos, incluindo a Major League Soccer, não envolve times rebaixados. Felizmente, uma vez explicado, acho que você concordará que o significado do rebaixamento não é muito difícil de entender.

No futebol, o rebaixamento significa que um time caiu da liga atual para uma liga inferior. Uma equipe é rebaixada quando termina a temporada na última posição da liga. O time rebaixado começa a temporada seguinte em uma liga inferior.

O que é rebaixamento?

O rebaixamento no futebol é um sistema de transferência dos times com classificação mais baixa em uma divisão no final de uma temporada para uma divisão inferior na próxima temporada de futebol.

Uma diferença significativa entre o esporte europeu e o norte-americano é o conceito de promoção e rebaixamento nas competições da liga.

A maioria das ligas de elite dos esportes norte-americanos são estáticas ou fechadas, o que significa que os mesmos times jogam entre si todas as temporadas. Isso só muda se a liga convidar outro time ou se um time sair.

Para exemplos disso, considere apenas a MLS, NFL, MLB ou NBA. Cada um desses esportes funciona como uma liga fechada composta por times de elite.

Jogo de futebol

Na Europa, as ligas desportivas funcionam com um sistema diferente. Cada equipe tem que conquistar seu lugar na primeira divisão.

Não importa quem está na equipe ou quem é o dono da equipe; cada novo time começa na parte inferior da classificação, na liga mais baixa. A equipe então avança para a primeira divisão, terminando no topo da liga atual a cada temporada.

Quando uma equipe termina a temporada no topo da liga em que está, ela é promovida e começa a próxima temporada na liga acima.

Com base neste sistema, pode levar anos até que uma nova equipa chegue ao topo. Eles precisam terminar consistentemente no topo da liga, temporada após temporada, até serem promovidos à primeira divisão.

Mas quando uma equipe chega à primeira divisão, não há garantia de que permanecerá lá. É aqui que entra em jogo o processo de rebaixamento.

O rebaixamento é o processo de transferência dos times esportivos com classificação mais baixa de uma liga para uma liga ou divisão inferior no final de uma temporada.

Ser rebaixado significa que um time jogará a próxima temporada em uma liga ou divisão inferior àquela em que está atualmente envolvido.

O rebaixamento é uma possibilidade real para todos os times de uma liga.

Isso leva uma equipe a fazer todo o possível para evitar o rebaixamento. A possibilidade de rebaixamento pode inspirar uma equipe a competir da melhor maneira possível até o último jogo da temporada, mas veremos isso com mais detalhes em um momento.

Primeiro, vamos nos concentrar em como funciona o rebaixamento.

Como funciona o rebaixamento

O rebaixamento no futebol funciona pegando os times de classificação mais baixa de uma liga no final da temporada e transferindo-os para uma liga de classificação inferior. Essas equipes competirão então em uma liga inferior na temporada seguinte.

Ao longo de uma temporada, cada time de futebol compete para ser o melhor time da liga. Todo jogador quer terminar no topo.

Mas para muitas equipes, o melhor que podem fazer é evitar terminar no fundo da pilha.

Numa liga fechada como a MLS, terminar a temporada no último lugar da liga tem relativamente poucas consequências. A equipe que termina na última posição volta ano após ano para continuar competindo no mesmo campeonato.

Premier League inglesa – um exemplo de rebaixamento

Na Premier League, 20 times competem a cada temporada para ser o melhor time de futebol do país. Mas ao longo de uma temporada, sempre haverá algumas equipes que não são boas o suficiente para acompanhar a competição.

Eles perderão mais jogos do que os outros times, sofrerão mais gols e acabarão na última posição do ranking da liga após o último jogo da temporada.

O rebaixamento da Premier League funciona pegando os três últimos times da liga no final de uma temporada e transferindo-os para o Campeonato da Liga Inglesa de Futebol, a segunda maior liga da Inglaterra. As três equipes rebaixadas disputarão o Campeonato durante a temporada seguinte.

De muitas maneiras, o rebaixamento no futebol é uma forma de dizer a um time que ele não é mais bom o suficiente para competir na liga em que está atualmente. Na próxima temporada eles deverão competir em uma liga inferior com times mais parecidos com suas habilidades.

Prós e contras do rebaixamento

A maioria das ligas fora da América do Norte usa um sistema de promoção e rebaixamento baseado em equipes que alcançam as ligas principais com base no mérito. As equipes trabalham duro para conquistar e manter seu lugar no topo.

É muito duvidoso que um modelo de sistema fechado algum dia se popularize na Europa. E para provar isso, uma seleção de times tentou recentemente iniciar uma liga fechada baseada no modelo norte-americano. Eles a chamaram de Superliga Europeia.

Mas poucas horas após o anúncio, os jogadores, treinadores e torcedores estavam em alvoroço. A sensação de choque e animosidade em relação à ideia era palpável em toda a Europa. Com 48 horas, ficou claro que iria desabar e as equipes já estavam desistindo.

Mas, como tudo na vida, qualquer sistema tem vantagens e desvantagens.

Prós de usar o rebaixamento no futebol

Um dos benefícios mais significativos de usar a promoção e o rebaixamento é que as equipes continuam competindo até o último dia da temporada.

Muitas vezes, nos esportes norte-americanos, vemos times afundando no final da temporada, quando sabem que não têm mais nada pelo que jogar.

Quando uma equipe tem que lutar muito para evitar o rebaixamento, você assiste a jogos fantásticos e competitivos do início ao fim da temporada.

Evitar o rebaixamento dá à equipe um forte incentivo para melhorar.

Pode ser muito fácil para uma equipe se contentar em apenas estar bem em um sistema de liga fechado. A equipe sabe que não perderá sua posição no campeonato, por melhor ou pior que seja seu desempenho.

Para uma equipe que luta para evitar o rebaixamento, há um forte incentivo a cada ano para investir na equipe e melhorar ao máximo seu desempenho.

Leave a Comment